Como funciona o Carnaval no Rio de Janeiro

Está chegando a festa mais aguardada do ano: o carnaval. Seja em Salvador, Rio, Minas ou São Paulo, o carnaval é a festa pela qual nós celebramos o fato de entrarmos na quaresma. Pra quem ainda não sabe, Carnaval é a festa da carne. Por isso vale tudo (com moderação). Hoje falaremos um pouco sobre o carnaval do Rio, e em breve recomendaremos as melhores festas.

12991755343_37f1aeda62_z

Rio e Salvador sempre estão a brigar para decidir quem tem a melhor festa, porém não podemos comparar , são duas festas muito distintas. Enquanto no Rio, os blocos tomam conta das ruas e o Sambódromo nos enche de orgulho com o trabalho das comunidades, em Salvador os trios eléctricos levam milhares de foliões as ruas.

Uma coisa é certa, se você não curte carnaval tem duas opções: não saia de casa ou viaje para fora do país. No Rio as coisas acontecem mais ou menos assim:

Em janeiro, temos ensaios técnicos das escolas de samba. Todo fim de semana, 4 escolas ensaiam na Sapucaí. Você não verá as grandes alegorias nem as fantasias, mas poderá conhecer os sambas-enredos, escutar a bateria, ver a festa. Uma boa opção, uma vez que é grátis. Além disso, os blocos de ruas promovem festas em casas de shows e boates. Se você não curte a confusão das ruas em tempos de carnaval, essa é uma boa opção para curtir uma festa em um ambiente reservado com foliões de verdade. E também para se aquecer.

Uma semana antes do carnaval, as pessoas já estão em época de aquecimento forte. É quando as festas se intensificam, o bairro da Lapa vive em festa 24hs por dia e se pode escutar os tambores de qualquer parte de cidade. Pessoas fantasiadas pelas ruas já não te parecerá estranho. E é quando as escolas de samba promovem as famosas feijoadas.

396347505_65c090bd21_z

As melhores e mais tradicionais feijoadas você pode comer em alguma destas festas. A feijoada da Tia Surica é a mais famosa e dita como a melhor do Rio. Ela promove rodas de samba com um belo almoço. As feijoadas acontecem em geral nas quadras ou em hoteis, e não são baratas. Mas é uma boa oportunidade para entrar no clima da festa.

Tecnicamente, o carnaval começa na sexta-feira e termina na quarta. Porém, no Rio começa no happy hour da quinta-feira e termina no domingo após quarta-feira de cinzas. Há muitas opções de festas: os blocos de ruas que invadem as ruas de 8h da manhã às 23h; os bailes de gala, como os do Scala e do Copacabana Palace, por exemplo; as baladas nas boates da cidade, recomendável transitar pelas festas da Lapa, são as mais tradicionais e por fim, os desfiles. Se você é do tipo que curte o dia, a boa é ir a praia, logo a um bloco e pela noite curtir os desfiles que são transmitidos em bares. Se você é uma pessoa noturna, pode curtir os blocos da tarde, ir a festas de boates ou pernoitar no Sambódramo nos desfiles. Porém, se você de fato quer assistir um desfile, compre já, os ingressos terminam muito rápido.

Se você vai ao Rio, porque não chamar uma gata do Skokka, ela pode te acompanhar nas melhores festas.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *