AIDS e HIV. É a mesma coisa? 

Falaremos sobre um tema muito importante. Uma doença sexualmente transmissível muito fácil de contagiar-nos e que aumenta a cada dia.

Sabe a diferença?

HIV

Estas siglas significam Virus de Inmunodeficiencia Humana. É bastante perigoso já que quando está no corpo ataca e destrói os glóbulos brancos do sangue. Ao eliminá-los, o sistema imunitário se debilita. Isto faz com que o corpo fique indefenso diante a outras infecções e doenças de qualquer tipo.

Como se transmite?

Se transmite através do contato com o sangue e com pessoas contaminadas, de agulhas, sexo oral ou beijo se tiver uma pequena ferida na boca e relações sem proteção. São as situações típicas em que é muito fácil propagar, por isso devemos conscientizar-nos. Inclusive através da gravidez.

Em muitos países a transmissão deste virús de forma intencional é penalizada. No Brasil a transmissão consciente do vírus HIV, causador da Aids, configura lesão corporal grave, delito previsto no artigo 129parágrafo 2º, do Código Penal(CP).

Como detectar?

Com uma simples análise de sangue os médicos podem comprovar se você é soropositivo ou soronegativo. Ou seja, se é portador do HIV. Por enquanto não tem cura, mas sim tratamentos que reduzem seu efeito e a contaminação a outras pessoas.

Por isso recomendam as análises regulares e sempre fazer sexo com proteção, tendo cuidado nas relações sexuais que tenham. É muito importante curtir mas também é importante cuidar-se.

AIDS

Ao contrário do que se pensa, não é o mesmo que o VIH, se trata de uma doença que se desenvolver a partir da infecção. A sigla signifca Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (acquired immunodeficiency syndrome). TSignifica que seu corpo já não é capaz de proteger-se diante a qualquer infecção ou vírus. O vírus HIV pouco a pouco destrói seus glóbulos brancos e a AIDS é o estágio final da doença adquirida pelo vírus.

Tampouco tem cura e é mais perigosa e difícil de tratar. Devido a que o nosso corpo já não se defende e a gravidade de qualquer infecção aumenta muito. Ainda que há pessoas que não a desenvolvem ainda que estejam contaminadas com o vírus.

Atualmente com as novas tecnologias é muito simples conhecer gente nova e ter encontros sexuais. Por isso, é muito importante cuidar-se, usar preservativos e saber ao que nos expõe se não queremos contrair o vírus. Além de conscientizar-nos sobre essas doenças e não isolar as pessoas afetadas porque com controle, cuidado e tratamento é possível levar uma vida normal.

One thought on “AIDS e HIV. É a mesma coisa? 

  1. Bruxo

    Bom dia!
    Interessante post, pode ajudar a moita gente que não diferencia os dois términos é que vaiam-se concienciando do importante que a precaução e a prevenção para não ter surpresas desagradáveis por andar o loco.
    Beijinhos.

Comments are closed.