Coitofobia. Sabe o que é? Causas e soluções

Fran    agosto 16, 2017    Comentários desativados em Coitofobia. Sabe o que é? Causas e soluções

A coitofobia, mais conhecida como genofobia, é o medo irracional e injustificado em ter relações sexuais. Trata-se de um estado de ansiedade fora do normal na hora da intimidade. Produz reações completamente contrárias às desejadas.

Este medo e estado de ansiedade paralisa a pessoa. É um acontecimento que faz que seja impossível curtir. Além do mais, muitas vezes nem sequer chega a estabelecer uma relação íntima entre o casal. 

Quais são os sintomas da coitofobia?

Entre os sintomas principais destacam-se, nos homens, a impossibilidade de ter uma ereção. Nas mulheres é como algo extremamente difícil chegar ao orgasmo.

Outro dos motivos mais comuns ao que se chega a este ponto transformando-se numa fobia é após sofrer uma agresssão sexual no passado. Inclusive também pode chegar a esse ponto por um fator emocional. 

Aliás o sexo tem algo mais e são muitos os medos passageiros aos que todos enfrentamos alguma vez em nossa vida. Medo a ficar nu diante de outra pessoa, medo a não alcançar determinadas expectativas, medo de não superar a expectativa, medo a não satisfazer o outro, medo a não alcançar o orgasmo ou que inclusive a outra pessoa não alcance.

Sem dúvida é importante mencionar o medo às DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ou medo a uma gravidez não desejada.

coitofobia

Possíveis soluções 

Certeza que se isso acontece com você ou a um conhecido, é provável que não saiba como ajudar. Não só porque não sabe como chegou a esse ponto, ou como pode passar por isso. Mas o melhor nestas situações, é não complicar mais.

  • Falar: A comunicação sempre foi a melhor maneira de entendimento entre os seres humanos. Uma boa educação sexual que implique a aproximação e empatia da outra pessoa fará que nos sintamos relaxados e que esqueçamos nossos medos. Nos dará segurança e gerará a confiança suficiente para que possamos afrontar o medo.
  • Recorrer a um terapeuta: O melhor quando se chega esse ponto, seja qual seja a razão prévia ao motivo, é buscar a ajuda de quem sabe como sair dessa. Falamos dos profissionais de saúde mental que tem sua especialidade em sexologia ou esses assuntos sexuais.

Como costumam dizer, nesta vida tudo tem solução menos a morte. Até as fobias mais odiadas de todas e as que menos queremos ter nós mesmos. Só temos que buscar o caminho de saída que mais se adapte a nós mesmos, a nossa forma de ser e de viver. Mas sim, sempre há uma saída. Tudo é possível e sim, tudo passa…