Carnaval: Recife ou Salvador?

No Brasil, há grandes festas típicas de carnaval e que levam milhares de pessoas às ruas. Recife e Salvador são duas grandes cidades e com muita cultura carnavalesca. Venha conhecer as particularidades de cada uma e quem sabe, isso te motiva a reservar o próximo voo e curtir a festa.

Salvador

6918821487_af7b09faf0_z

Há duas maneiras de curtir a festa em Salvador: Pipoca ou com abadá. A primeira forma é grátis. O Carnaval Pipoca é aberta. São blocos de afoxés (ligados aos orixás do cadomblé) e trios eléctricos com os maiores cantores baianos. A festa de rua de Salvador leva em torno de um milhão de turistas à capital baiana. Ao contrário do Rio de Janeiro, você não escutará sambas, e sim, o famoso Axé. O ritmo oficial da Bahia e do carnaval de Salvador.

Artistas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Banda Eva vão com seus trios eléctricos arrastando multidões. Se você está com grana, a dica é pagar por um abadá. Porém, diferentemente do Carnaval Pipoca que pode transitar em distintos trios e blocos, o abadá te liga a uma festa específica. Além das festas de ruas, há também camarotes como Expresso 222 do cantor Gilberto Gil. Estar na área da corda te dá mais segurança e mais sorte na azaração. As festas se dividem por áreas, e cada dia blocos e trios distintos passam por elas. Cada circuito tem em média 5hs de duração e 4km de extensão.

No Circuito Campo Grande, o mais tradicional, vai passar  os mais tradicionais Olodum e Ilê Ayê, a rainha do axé Daniela Mercury, Gera Samba, Banda Cheiro de Amor e Ivete. No Circuito barra Ondina, temos Timbalada, AraKetu e novamente Cheiro de Amor. Super recomendáveis. Se o seu lance é ficar somente num local, a boa é o Pelourinho, onde o Olodum marca a sua presença.

Quanto aos camarotes eles te dão vista privilegiada aos blocos e trios eléctricos, logo estar em um pode ser mais vantajoso que pagar por um abadá. Recomendamos o já citado Expresso 222 que terá shows de Gilberto Gil e amigos; no Cerveja & Cia, você confere Timbalada e Harmonia do Samba; Camarote do Reino, Harmonia do Samba, Banda Eva e O Rappa; Melanina Band, que tem vista privilegiada para Carlinhos Brown e Wesley Safadão. Os preços variam, algo entre R$ 250 a R$1000 reais.

Recife

3228790636_dc069cb32b_z

Apesar da festa de carnaval do Rio ser a maior do mundo, o maior bloco de rua é pernambucano. O famoso Galo da Madrugada é o maior bloco e arrasta milhares de foliões, sempre aos sábados de carnaval. Ao contrário do Rio e de Salvador, Recife possui uma festa multicultural, onde todas as expressões são bem representadas. Há blocos de ruas, desfiles, shows, camarotes etc. Porém tudo com um toque pernambucano.

As festas de ruas encerram às 18h para que os foliões possam curtir os shows no Marco Zero, local onde este anos artistas como Lenine, Ivete, Jota Quest e O Rappa realizarão shows grátis. Sem contar na tradicional dança pernambucana Frevo, que invade as ruas com seus blocos. A música já não é samba nem axé. Dá lugar a música regional pernambucana. Como o maracatu e frevo. Já o mais tradicional e esperado é o carnaval de Olinda que está a poucos quilômetros de Recife. Lá tem os famosos bonecos de Olinda e a tradicional festa do frevo e maracatu, que desfilam nas ruas da cidade velha.

Vale a pena chegar mais perto dessa cultura tão rica. Além disso, todas as festas estão sempre cheias e são grátis. Mas se você quiser mais segurança e menos pessoas, recomendamos também os camarotes.

E aí, qual a sua festa de carnaval preferida? Skokka está presente em Salvador e Recife e há muitas gatas dispostas a te levar pra folia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *