A origem da comemoração ao Dia Internacional da Prostituta

Anita    maio 31, 2018    Comentários desativados em A origem da comemoração ao Dia Internacional da Prostituta

O Dia Internacional da Prostituta é um dia irreverente, como deve ser. Assim se celebra no mundo inteiro o Puta Day, chamado como “Puta dei”  fazendo o trocadilho do nome com as palavras day (dia) e dei (conjugação do verbo dar) mostrando a criatividade das prostitutas, que lutam por sua autonomia e autodeterminação.

O Dia Internacional da Prostituta sempre será comemorado para lembrar a discriminação delas, que ainda são invisíveis para um governo que pouco faz pelas condições precárias e pela exploração indevida das trabalhadoras que devem ter direitos como todos.

Origem do Dia da Trabalhadora Sexual

Antes de mais nada foi em Lyon, na França, no dia 2 de junho de 1975 que mais de 150 prostitutas ocuparam a igreja Sant-Nizien para protestar contra a violência do Estado, que colocava os policiais nos espaços de trabalho dessas mulheres para reprimir e perseguir a seus familiares. Portanto, elas o que desejavam era que sua profissão fosse reconhecida como uma utilidade social, como educadoras sexuais.

O resultado foi tão positivo, que a repercussão foi mundial. Os meios de comunicação difundiram o protesto, milhares de impressos foram distribuídos e as trabalhadoras fizeram um verdadeiro boca a boca sobre a gravidade da perseguição que estavam sofrendo injustamente naquela época. A partir de então, o dia é comemorado no mundo inteiro.

Dia Internacional da Prostituta puta day

Foto: reprodução do blog da artista Crocomila http://crocomila.blogspot.com

Como são e onde há comemorações no Brasil?

Por outro lado, com uma rápida pesquisa nos buscadores veremos a quantidade de festas que são celebradas na ocasião do Dia Internacional da Prostituta. De norte a sul do país várias manifestações artísticas dão o toque de celebração a esta luta.

O “Puta day” se tornou um dia conhecido nacionalmente. Já foi celebrado em Belém, João Pessoa, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo ao mesmo tempo. É organizado por diversas associações que apresentam lançamentos de livros e filmes relacionados ao ofício mais antigo do mundo e também promovem debates sobre a regulamentação da profissão.

Muita arte envolvida em sessões de fotos, shows performáticos e musicais;  e até desfiles de moda, alguns deles com a presença da famosa DASPU, criada para ironizar a boutique de luxo Daslu e criada pela ativista Gabriela Leite.

Assim, uma das comemorações é tão apoiada pela população, que um dos seus atrativos é uma “Corrida de Calcinhas”.  Em uma delas, chegou a ter 270 participantes vindos de 5 cidades diferentes do estado da Paraíba. Esta divertida maratona acontece na Rua da Areia, na capital paraibana e consiste em um percurso de 8 km onde todos vão pelo centro histórico com calcinhas nas cabeças.

Dia Internacional da Prostituta aprosmig

Festa realizada pela APROSMIG – Associação das Prostitutas de Minas Gerais. Foto: ntelemicro.

Dia Internacional da Prostituta 2018

Uma das festas que serão realizadas no dia 2 de junho de 2018 acontecerá em Manaus. Com o tema “Não tenha preconceito, respeite minha profissão!”. O evento com todos os detalhes pode ser acessado aqui! 

Além da parte social, destacamos que as festas têm distribuição de preservativos e folhetos. Orientando assim todos os presentes, profissionais do sexo ou não, prevenindo as DST- Doenças Sexualmente Transmissíveis. Portanto, a saúde sempre em primeiro lugar!

A luta delas e o Projeto Lei Gabriela Leite

Desde 2012 o  PL 4211/2012 de autoria do deputado federal Jean Willys luta pela legalização da prostituição e o direito à aposentadoria para as profissionais do sexo aos 25 anos de serviços prestados.

Da mesma forma falamos sobre o projeto Lei Gabriela Leite em outro post, que você pode ler aqui!

Outras datas comemorativas relacionadas às trabalhadoras do sexo

  • Dia 3 de março – Dia Internacional do direitos dos trabalhadores de sexo (Internacional Sex Workers’ Rights Day)
  • Dia 17 de dezembro – Dia Internacional contra a violência contra prostitutas (International Day to End Violence Against Sex Workers)

Dia Internacional da Prostituta festas

Profissionais fazendo e marcando a história pelo mundo

No Skokka também falamos sobre as prostitutas mais famosas. Lembra? Basta clicar aqui e saber as grandes meretrizes que marcaram a história

Em conclusão, neste Dia Internacional da Prostituta e em todos os demais, o site de classificados eróticos Skokka, parabeniza a todas! Agradecemos a confiança por fazer parte dele!

Se é a primeira vez que passa por aqui, fica o convite para acompanhar-nos nesta missão de fazer do sexo um assunto sem tabus e com muito respeito. Sempre!

Acompanhe mais nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Também pode fazer seu anúncio grátis em poucos minutos. Basta clicar aqui! 🌶

Através do social.br@skokka.com poderá falar diretamente com nosso departamento de marketing. Será um prazer escutá-los!