Orgulho LGBT e todas as cores de uma hasteada bandeira

Martina    28 junho 2018    Comentários desativados em Orgulho LGBT e todas as cores de uma hasteada bandeira

Algumas pessoas são gays! Supere isso! O Orgulho LGBT é com certeza, repleto de cores que faltam na vida de quem se preocupa mais com a sexualidade alheia, que a sua própria!

De antemão desculpa-me se começo “pulando com os dois pés no peito” daqueles que em pleno século 21 ainda ficam com discursos medíocres para um tema que só precisa de uma coisa: aceitação!

Dia 28 de junho é Dia de Festa e de luta. E nós do Skokka fazemos parte dela! Por todos nossos anunciantes, amigos, familiares e gente que tanto amamos! Aproveitamos a festa para informar-nos sobre esse dia e sua origem? Vem com a gente!

Orgulho LGBT

Orgulho LGBT e a origem de sua bandeira

Possivelmente, nos anos 60, a cor que representava o coletivo homossexual era o roxo. Era a cor para aqueles que tinham que esconder-se usando camisetas ou lenços roxos como elemento discreto para deixar claro que eram “entendidos”.

Em  1969, um grupo de homossexuais fizeram uma manifestação em São Franscisco, Los Angeles. Protestavam pelas publicações em contra à homossexualidade feitas pelo jornal Examiner. Imediatamente a resposta do pessoal do jornal ao protesto, foi o lançamento de tinta roxa nos manifestantes.

Daí, em consequência do estúpido ato, todos os que foram banhados de tinta roxa deixaram o edifício marcado por suas mãos e digitais pintadas. Imediatamente o ato foi o nascimento de um símbolo, de liberdade e defesa da homossexualidade.

Orgulho LGBT arco iris

Logo, o sugestivo ano de 1969 ainda ficou marcado pela morte da conhecida atriz americana Judy Garland, que interpretava Dorothy no filme O Mágico de Oz, sempre considerada um ícone gay. Ela foi encontrada morta em Londres e seu funeral em Nova Iorque atraiu aproximadamente 22.000 pessoas, marcando história como a primeira concentração gay dos Estados Unidos, mesmo sem intenção.

Em decorrência, um ano depois, em 28 de junho de 1970, era realizada uma comemoração que acabou sendo a primeira marcha do Orgulho Gay da história.

Do roxo ao arco-íris

Ainda em Los Angeles, em  25 de junho de 1978, foi realizado o desfile pela Liberdade de Gays e Lésbicas e nesta ocasião o artista Gilbert Baker se inspirou na canção de July Garland, criando um símbolo, o arco-íris.

A princípio, o desenho original, a bandeira tinha 8 cores das quais, além da relação direta com o arco-íris, consideramos a simbologia que cada cor representa:

  • Rosa: Pelo sexo.
  • Vermelho: Pela vida, também relacionado ao laço da AIDS.
  • Laranja: Pela saúde
  • Amarelo: Pela luz do sol.
  • Verde: Pela natureza.
  • Turquesa: Para a arte.
  • Azul: Para a harmonia e a serenidade.
  • Roxo: Pelo espírito.

Porteriormente, reduziram as cores basicamente por uma decisão de estilo ou desenho. Primeiro eliminaram o rosa por questões de orçamento, divulgando a bandeira de 7 cores. Depois de um ano, em 1979, os problemas de pigmentação e custos, acabaram tirando o turquesa da combinação. Atualmente,  bandeira ficou como conhecemos, com 6 cores, como símbolo LGBT. lesbianas. Dessa forma, São Francisco foi o primeiro local onde a bandeira de arco-íris foi acolhida e logo depois se extendeu de forma internacional.

Relembrando a participação do Skokka na Parada do Orgulho Gay

Em 2017 o Skokka foi um dos patrocinadores da Parada do Orgulho Gay de São Paulo. Aos que nos acompanharam nesta linda festa, com certeza ficaram lembranças de um dia inesquecível por tudo que significa participar intensamente dela, em favor à causa!

Orgulho LGBT skokka

Em suma, demos nosso toque de humor e aquela insinuadinha que sempre gostamos, pois o que o Skokka gosta mesmo, é que vocês tenham seus desejos e fetiches livres e realizados!

O Skokka é gay! O Skokka é alegre! Todos somos iguais!

Esta Coca-cola é Fanta. E daí?

Para comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBT do ano passado, a sede da Coca-Cola no Rio de Janeiro promoveu uma ação contra a homofobia, distribuindo latas de refrigerante da marca estampadas com a frase “Essa Coca-Cola é Fanta. E daí?

Como todos sabemos, os dizeres fazem referência a um trocadilho usado de maneira pejorativa contra homossexuais e neste caso, foi aplicado justamente para confrontar o preconceito.

Ainda por cima, a multinacional ainda substitiu a tradicional bebida por Fanta e surpreendeu a todos os funcionários com uma carta que, em síntese dizia: Precisamos construir juntos um presente mais inclusivo!

Aplausos para ela! E para todos, que como o Skokka faz parte desta luta!  Contem conosco nesta batalha! Com muito ORGULHO e com aquela pitada picante que já é nossa marca!

Respeito é bom e todo mundo gosta

No Skokka destacamos sempre duas coisas: a liberdade sexual e o respeito! Aqui, todas as plumas, purpurinas e ORGULHO são bem-vindos!

Sabia que estamos em mais de 24 países? E que a categoria transsexuais do nosso site, é a 2ª que mais ligações recebe?

Ainda não fez seu anúncio? Faça agora mesmo, aqui! 

Um dia como hoje deve ter sempre sua bandeira mais alta, colorida e de luta!

Curta o Skokka no Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram.