Dia Mundial da Saúde Sexual é comemorado no dia 4 de setembro

Martina    4 setembro 2018    Comentários desativados em Dia Mundial da Saúde Sexual é comemorado no dia 4 de setembro

O Dia Mundial da Saúde Sexual foi estabelecido pela World Association for Sexual Health (WAS)  no dia 4 de setembro de 2010. A proposta surgiu para promover a conscientização social sobre a saúde sexual ao redor do mundo.

Celebrado no  Brasil e em mais 34 países, a comemoração ocorre para garantir que as questões de saúde sexual sejam amplamente discutidas pela sociedade. São realizados debates em escolas, livrarias, praças públicas, teatros, organizações ligadas à saúde e mídias.

No ano passado o tema foi a intimidade, quebrando o paradigma de que sexualidade é somente ter relações sexuais, juntando os pontos emocionais dela e a carência humana de vínculo.

Saúde sexual é…

A definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) para saúde sexual não é apenas a ausência de doenças ou disfunções.

Inclui uma vivência positiva e respeitosa da sexualidade e das relações sexuais, assim como a possibilidade de ter experiências sexuais prazerosas, livres de coibição, discriminação e violência.

Para que a saúde sexual seja obtida e mantida, os direitos sexuais de uma pessoa devem ser respeitados, protegidos e satisfeitos”.

Sem dúvida, a sexualidade abrange aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Está relacionada com as emoções, sentimentos e comportamento. As pessoas têm direitos sexuais, considerados como direitos humanos universais.

saude sexual importancia

Quais são os fatores que podem influenciar a sua saúde sexual?

É certo que devemos vivê-la plenamente, mas sempre conscientes de nossos atos. É indispensável ter conhecimentos dos principais métodos contraceptivos existentes e a maneira de evitar doenças sexualmente transmissíveis.

O Skokka falou sobre DST aqui! Elas proporcionam sintomas desagradáveis e consequências graves como a infertilidade.

Além de afetar a sexualidade, com disfunções e influenciam cada mais a capacidade de sentir prazer durante a relação e o desejo sexual.

Homens e a saúde sexual

Além da perda de desejo, que compromete a vida sexual, a ejacaulação precoce e a disfunção erétil são agravantes que muitas vezes abalam a sua desenvoltura sexual, causando forte impacto psicológico no homem e como resultado, impacto negativo na vida do casal.

saude sexual 4 setembro

Mulheres e a saúde sexual

A menopausa é constantemente apontada pelo incômodo durante o sexo, sendo prevalecidos os sintomas como a secura vaginal e o ardor, aguçados pelas modificações hormonais nesta etapa. Limitar estes aspectos é fundamental para uma vida sexual saudável, livre de preconceitos e plena de boas experiências.

saude sexual mulheres

Desafios com a liberdade sexual

Promover saúde sexual e saúde reprodutiva está sendo dificultado nos últimos anos. Por que?

Simples. Os aspectos morais e religiosos que impedem os governos, empresas, serviços de saúde, escolas e outras instituições desenvolver ações de promoção, prevenção e assistência nos campos da saúde sexual e da saúde reprodutiva.

Sem dúvida, isso deve mudar!

Afinal, sexualidade e reprodução são aspectos fundamentais da vida humana, importantes para que sejamos felizes. Por isso, instituições públicas e privadas que atuam no campo da saúde devem ampliar suas ações, contemplando ações de saúde sexual e de saúde reprodutiva.

Em resumo, devemos integrar os aspectos somáticos, emocionais, intelectuais e sociais do ser sexual, de maneira a enriquecer positivamente e a melhorar a personalidade, a capacidade de comunicação com outras pessoas.

40º aniversário da World Association for Sexual Health

A Associação Mundial da Saúde Sexual comemora quarenta anos. Recomenda que sejam realizadas pesquisas nas quais as populações sejam convidadas a avaliar sua saúde sexual a partir de questionários.

Ora, seu recado foi dado anteriormente: “Para alcançar sua saúde sexual, enxergue você mesmo como dono dos seus direitos sexuais”.

A orientação é que a saúde sexual individual e coletiva seja avaliada a partir da definição da OMS que não está centrada em problemas biológicos ou doenças.

Skokka sempre conscientizando e apoiando ações de saúde

O site de classificados eróticos sempre informa e apoia causas relacionadas com a saúde sexual. Confira a categoria exclusiva onde falamos sobre temas diversos de saúde.

Lembrando que as melhores companhias para você viver intensamente sua vida sexual estão aqui!

Deseja colocar seu próprio anúncio? Prove agora, é  grátis!

Acompanhe mais temas através do Facebook, Twitter e Instagram.

Mande seus comentários aqui no blog e através do social.br@skokka.com. Participe!